You Are Here: Home » Documentários » Contradições da ressurreição e aparição de Jesus Cristo

Contradições da ressurreição e aparição de Jesus Cristo

A Bíblia apresenta diferentes relatos para a ressurreição de Jesus Cristo.  Cristãos apontam a ressurreição de Jesus como um dos diferenciais do cristianismo em relação às demais religiões. Porque, afinal, os fundadores de outras religiões, como Maomé e Buda, estão mortos, Jesus venceu a morte e continua vivo. O curioso é que, embora a ressurreição de Cristo seja central na pregação do cristianismo, os autores dos evangelhos contam essa historia de maneira radicalmente diferente.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Apesar de a ressurreição de alguém ser obviamente  um evento importante, os evangelhos parecem não saber onde e quando Jesus apareceu pela primeira vez quando voltou da morte.

Em (Marcos 16:14-15), Jesus aparece a Maria Madalena, mas não está claro onde. Em (Mateus 28:8-9), aparece perto de seu túmulo. (Lucas 24:13-15) relata que ele foi visto perto de Emaús, a quilômetros de Jerusalém. (João 20:13-14) diz que a aparição foi no túmulo.

Quem vê Jesus primeiro

Em Marcos, a primeira aparição de Jesus foi para Maria Madalena e em seguida para os onze apóstolos. Também na versão de Mateus, Madalena foi a primeira a vê-lo, mas em segundo lugar está outra Maria e finalmente os apóstolos. João confirma que Madalena foi quem Jesus viu primeiro, vindo em segundo lugar os discípulos sem Tomé. Na terceira aparição, Tomé estava entre os discípulos. Em Lucas, Jesus aparece inicialmente para dois apóstolos, em seguida para Simão. A terceira aparição foi para os apóstolos.

Reação das mulheres

Os evangelhos concordam que o túmulo vazio foi encontrado por mulheres, mas não quanto à reação delas.

Em (Marcos 16:8), as mulheres ficaram espantadas e com medo, silenciando-se em seguida. Em (Mateus 28:6-8), elas saíram correndo “com grande alegria”. (Lucas 24:9-12) conta que elas procuraram os discípulos para dizer o que viram. Em (João 20:1-20), Maria diz aos discípulos que o corpo tinha sido roubado.

Comportamento de Jesus

A primeira atitude de quem acaba de ressuscitar é obviamente significativa, mas nem quanto a isso os evangelhos concordam. (Marcos 16:14-15) diz que Jesus apareceu para os “onze” [apóstolos] e pediu que fossem pregar pelo mundo. Em (Mateus 28:9), Jesus permite que Maria e Maria Madalena abracem os seus pés. Mas em (João 20:17), Jesus proíbe Maria de tocá-lo porque ele ainda não subiu ao céu. Uma semana depois, ele permite ser tocado por Tomé.

Dúvida

A Bíblia também é contraditória sobre a repercussão da notícia da ressurreição.

Em (Marcos 16:11) e em (Lucas 24:11), todo mundo duvida e ou fica com medo, mas em seguida há o convencimento. Em (Mateus 28:16), há dúvida, mas a maioria acredita. Em (João 20:24-28), todos acreditam, exceto Tomé, que só se deixa convencer após ter uma prova física.

Subida para o céu

Jesus subiu ao céu. Mas de onde, quando e como isso ocorreu?

(Marcos 16:14-19) conta que ele e os discípulos estavam sentados em uma mesa ou perto de Jerusalém. (Mateus 28:16-20) não faz o relato da ascensão, mas conta que os apóstolos se encontraram com Jesus para um monte da Galileia, de onde ele partiria para o céu.

Em (Lucas 24:50-51), no mesmo dia da ressurreição, Jesus vai para o céu após um jantar. Mas em (Atos 1:9-12), Jesus sobe após 40 dias.

Matérias Relacionadas:

Por que Deus precisa descansar após a Criação

Bíblia é inconsistente sobre se reprodução humana é boa ou ruim?

Inconsistência Bíblica: Deus estava satisfeito ou insatisfeito com a Criação?

 By Austin Cline, traduzido por Aucenir Gouveia.

Texto original ‘Jesus’ Resurrection & Ascension: Contradictions in Resurrection, Ascension

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 222

Comentários (1)

  • Elvio Antunes de Arruda

    Uma vez li que o original dos escritos bíblicos tem o o dobro de caracteres, isso deve-se a dificuldades de tradução.É bem lógico que muitos buscam falhas e outros acertos,para comprovarem suas posições sobre a fé.Eu creio que Jesus ressuscitou, e que Deus tem poder de ressuscitar milhões, não só a Jesus.Quanto a narração do fato, contradições a parte.E também poderá ressuscitar. Agora cada um projeta ou analisa o poder da criação de acordo com a própria criatividade, e que pelo parece não é proibido, crer ou descrer. Isto não isenta ou desobriga-nos a avaliar.
    Buda,Confúcio e qualquer outro. Até uma pulga.

    Vlw

    Responder

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo