You Are Here: Home » Afetividades » Detalhes que tornam um homem maduro elegante

Detalhes que tornam um homem maduro elegante

Um homem elegante costuma atrair a atenção das mulheres por onde passa. Mas não basta ter uma boa aparência para ser admirado. Além da maneira de se vestir, a gentileza e a forma como ele se porta em público também são fundamentais quando se trata de classe ou estilo. ‘Tem a elegância visual e a elegância de atitude. O ideal é conciliar as duas coisas’, avalia Claudia Matarazzo, jornalista especialista em etiqueta e comportamento, e autora do livro Etiqueta sem Frescura (Ed. Planeta do Brasil).

PortoRico (67)Famosos pela educação e bons costumes, os ingleses conhecem bem o assunto. A palavra gentleman, do latim, gentilis, estirpe, família, com man, homem, em inglês, em português, daria algo como ‘homem gentil’. Na Inglaterra, era usada para definir os homens londrinos de fino trato, bem-educados e corteses, mas não necessariamente nobres. Por extensão passou a designar os membros do sexo masculinos de presença forte, embora polidos, e calmos, embora capazes de defender suas ideias e pontos de vista. Aliás, um gentlemen é também um defensor do poder das palavras sobre o poder das armas ou da agressão.

Com anos de experiência, os homens mais maduros conseguem reunir as características com naturalidade e é fácil para eles saírem na frente quando se trata da combinação charme e sedução. ‘É preciso aproveitar os anos de prática, saber usar a maturidade e a confiança para ser sedutor e envolvente. Diferente dos mais novos, os homens maduros são mais tranquilos, menos ansiosos e encantam pela gentileza’, explica Claudia.

Acessórios, cores discretas, peças de alfaiataria, roupas na medida e looks clean são indicadores do estilo clássico dos homens acima dos cinquenta anos. ‘É essencial ter consciência da idade e não usar roupas ‘teen’, principalmente com aquela ideia de parecer mais jovem. Isso não significa que se seu estilo for mais ‘rock’ você não possa ou não deva usar a camiseta de sua banda preferida, por exemplo. Se a ocasião e local permitirem, não tem problema’, ensina Flavia Quintella, consultora de imagem.

E se a primeira impressão é a que fica, é preciso cuidar da beleza e do visual para fazer sucesso, sim. Barba bem feita ou aparada, um corte de cabelo adequado e perfume discreto são apostas certeiras na hora de marcar presença. ‘Cabelo, sapato e mão são os três itens básicos. Se estiverem bem cuidados, a possibilidade do restante estar OK é grande’, alerta a especialista em etiqueta.

Um outro detalhe importante: se estiver acompanhado você precisa estar em sintonia com a parceira e desenvolver uma certa cumplicidade com ela. Parecer desleixado na companhia de uma mulher bem vestida, por exemplo, é sinal de falta de gentileza e atenção.

Segundo Claudia Matarazzo, o grande erro, no entanto, é não sentir-se confortável com a idade e tentar criar uma espécie de personagem, caricatura de si mesmo, ou, o que é ainda por, relaxar de vez no visual. ‘Cabelo mal tingido, pesadão e escuro demais, sobrancelhas imensas e abandonadas, peeling ou preenchimento com aparência artificial, são pecados por excesso de vaidade”, avisa Claudia. Mas também não adianta achar que sentir-se em consigo mesmo e com sua idade é vestir moletom e pronto. ‘Estilo cada um tem o seu, mas as roupas precisam ter bom caimento, ajustadas ao corpo e tamanho correto’, complementa Flávia.

Para ser elegante, o grande segredo é valorizar a própria personalidade e estilo, seja ele moderno, esportista ou jovial. E lembre-se: postura, comportamento e roupas alinhadas caminham juntos. ‘Você não pode ter medo de ser cavalheiro e atencioso. Nem sempre é um presente caro que fará a diferença, você pode agradar mais do que imagina estando presente nas horas ruins também e sendo apenas gentil’, finaliza Claudia Matarazzo.

Com informações do msn

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 222

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo