You Are Here: Home » Cidadania & Saúde » Joaquim Barbosa vira herói nacional no combate à corrupção

Joaquim Barbosa vira herói nacional no combate à corrupção

Joaquim Benedito Barbosa Gomes , 58, nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Ministro Joaquim Barbosa

Ministro Joaquim Barbosa

Encontramos na internet, imagens de Joaquim Barbosa espalhadas ora de Batman ora de Super-Homem que dão o tom da popularidade conquistada pelo relator da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão.

A cada voto com postura rígida na condenação dos responsáveis pelo esquema de desvio de recursos para solidificar os planos do PT no poder, o ministro se torna referência ética no país.

De herói nacional no imaginário popular, o ministro Barbosa foi alçado ao posto de próximo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem (10), em respeito ao critério da antiguidade na sucessão do cargo. A postura dura no combate à corrupção e um certo destempero na relação com os colegas de Corte aguçam as expectativas em torno da gestão do ministro mais popular da Justiça brasileira e primeiro negro a comandar o STF.

A posse só ocorrerá, entretanto, em 22 de novembro, depois que o atual Presidente, Carlos Ayres Britto, deixar o cargo. Ele completará 70 anos e terá de se aposentar compulsoriamente.

O ministro Ricardo Lewandowski assumirá como vice-presidente da Corte. Sem mencionar o temperamento do colega, o decano Celso de Mello desejou a Barbosa uma boa gestão. “Tenho certeza de que saberá, agindo com sabedoria e prudência, enfrentar e superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da Suprema Corte do Brasil”, disse. Mais cedo, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, pediu para conhecer o ministro, de quem garantiu ser fã antes mesmo do mensalão, pela trajetória de vida.

Parabéns Ministro Joaquim Barbosa, o Senhor tem honrado com seu compromisso de promover a justiça e acima de tudo a sustentar a todo custo a postura severa na punibilidade de homens que se corromperam pelo poder. Que Deus o abençoe por rejeitar os ‘manjares’ da carne, julgando com o princípio da verdade e do Espírito usando o bastão da justiça divina.  Não temas ministro, pois Deus é contigo.  Assim diz a Palavra “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” [Gálatas 6:8]

Com informações do Diário de Pernanbuco e outros sites

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 222

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo