You Are Here: Home » Cidadania & Saúde » Mandaguaçu: Lei de expansão econômica de ex-vereador impulsiona o ciclo industrial no município

Mandaguaçu: Lei de expansão econômica de ex-vereador impulsiona o ciclo industrial no município

A grande maioria dos governos focam suas ações na política de geração de emprego e renda, um tema eminentemente importante em se tratando de desenvolvimento econômico social. Para gerar empregos e renda tem que ter produção de bens e serviços, mas para isso é necessário haver indústrias, comércio expansivo, mercado consumidor e agricultura forte.

Isto é, de nada adianta este conjunto de fatores se o município não dispuser de uma lei reguladora que dê condições legais para que o executivo municipal possa estar implementando ações para atrair empresas, conceder incentivos, patrocinar concessão de terrenos e criar áreas específicas [destinadas a parques industriais] para instalaçãos de empresas.

Ex-vereador Aucenir Gouveia

Ex-vereador Aucenir Gouveia

Em 1997, o primeiro projeto de lei do ex-vereador Aucenir Gouveia (foto), depois de eleito em outubro de 1996 cujo slogan de campanha política era “Mais indústrias, Mais empregos”, foi o projeto de lei que Definiu a Política de Expansão Econômica e Industrial do Município de Mandaguaçu. Projeto este, discutido e aprovado no legislativo e que se transformou em Lei Municipal n.º 972/97, batizada pelo ex-vereador de [lei das indústrias]. De lá para cá a realidade mudou.

O ciclo industrial associado à posição geográfica estratégica territorial do município de Mandaguaçu foi crescendo. A área industrial existente na época foi regularizada, novos parques industriais foram surgindo, a exemplo do Parque Industrial Carmelino Rocha Ribeiro na Vila Guadiana. A produção de bens e serviços aumentaram significativamente com dezenas de instalação de empresas como Sovinil Indústria de Auto Adesivos, DuSul Alimentos, Inamóveis – Indústria Nacional de Móveis, Guaçu Alimentos, Conepack, Gilgás, H2O Cosméticos, Colméia Distribuidores, Pick Up & Cia Ltda, Smel Confecções, Good Quality ‘indústria de biscoitos’, Frota carrocerias, Comaq – Comércio de Máquinas e Embalagens dentre muitas outras indústrias que se beneficiaram da [lei das indústrias] e outras ainda que estão e serão instaladas no município. Centenas de novos postos de trabalho foram gerados e continuarão a ser gerados.

“Do povo, pelo povo, para o povo”, identificando-se com a popular frase de Abraham Lincoln ex-Presidente dos EUA que, as idéias do ex-vereador e ex-Presidente da Câmara de Mandaguaçu, Aucenir Gouveia, transformaram-se em leis projetadas para beneficiar o cidadão e a cidadã mandaguaçuense. Um mandato polêmico, produtivo, histórico que registrou o recorde de mais de 30 leis municipais.

Leis podem até não (render votos para vereador à reeleição de mandato que trabalham legislando), talvez isto explica por que muitos vereadores eleitos preferem atuar na área do [assistencialismo] o que não tem nada haver com o papel do legislador, porém culturalmente é máquina de fabricar votos, entretanto são as leis que criam programas coletivos, que tratam do ordenamento e organização municipal e que faz a diferença para o desenvolvimento e o progresso de uma comunidade, de um município. Enfim, vereador é eleito para fiscalizar e legislar [fiscalizar a aplicação correta de recursos captados pelo Prefeito e representar atos ilícitos praticados pelo executivo; Elaborar, alterar e aprovar projetos de leis de iniciativa de vereadores ou Prefeito, dentre outros] e prefeito para executar.

A lei das indústrias, ou seja, a Lei Municipal n.º 972/97 de autoria do ex-vereador Aucenir Gouveia tem colaborado também com a administração “Trabalho e Desenvolvimento Social” do Prefeito Ismael Ibraim Fouani que está promovendo uma expansão industrial notória e efetiva no município, a exemplo da nova unidade da DuSul Alimentos prevista para instalação no Distrito de Pulinópolis, assim como a concessão de incentivos recentes a empresário mandaguaçuense que está investindo na área de hotelaria no município.

Aucenir Gouveia é ex-funcionário do Banco do Brasil. Pós Graduado em Administração Pública e Gestão Pública e Doutorado Profissional em Administração Pública. É servidor público municipal,  Gerente da Unidade do SINE Mandaguaçu (Agência do Trabalhador)  do Governo do Estado no município de Mandaguaçu.

By Aucenir Gouveia

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 222

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo