You Are Here: Home » Cidadania & Saúde » Mandaguaçu: Lei de expansão econômica de ex-vereador impulsiona o ciclo industrial no município

Mandaguaçu: Lei de expansão econômica de ex-vereador impulsiona o ciclo industrial no município

A grande maioria dos governos focam suas ações na política de geração de emprego e renda, um tema eminentemente importante em se tratando de desenvolvimento econômico social. Para gerar empregos e renda tem que ter produção de bens e serviços, mas para isso é necessário haver indústrias, comércio expansivo, mercado consumidor e agricultura forte.

Isto é, de nada adianta este conjunto de fatores se o município não dispuser de uma lei reguladora que dê condições legais para que o executivo municipal possa estar implementando ações para atrair empresas, conceder incentivos, patrocinar concessão de terrenos e criar áreas específicas [destinadas a parques industriais] para instalaçãos de empresas.

Ex-vereador Aucenir Gouveia

Ex-vereador Aucenir Gouveia

Em 1997, o primeiro projeto de lei do ex-vereador Aucenir Gouveia (foto), depois de eleito em outubro de 1996 cujo slogan de campanha política era “Mais indústrias, Mais empregos”, foi o projeto de lei que Definiu a Política de Expansão Econômica e Industrial do Município de Mandaguaçu. Projeto este, discutido e aprovado no legislativo e que se transformou em Lei Municipal n.º 972/97, batizada pelo ex-vereador de [lei das indústrias]. De lá para cá a realidade mudou.

O ciclo industrial associado à posição geográfica estratégica territorial do município de Mandaguaçu foi crescendo. A área industrial existente na época foi regularizada, novos parques industriais foram surgindo, a exemplo do Parque Industrial Carmelino Rocha Ribeiro na Vila Guadiana. A produção de bens e serviços aumentaram significativamente com dezenas de instalação de empresas como Sovinil Indústria de Auto Adesivos, DuSul Alimentos, Inamóveis – Indústria Nacional de Móveis, Guaçu Alimentos, Conepack, Gilgás, H2O Cosméticos, Colméia Distribuidores, Pick Up & Cia Ltda, Smel Confecções, Good Quality ‘indústria de biscoitos’, Frota carrocerias, Comaq – Comércio de Máquinas e Embalagens dentre muitas outras indústrias que se beneficiaram da [lei das indústrias] e outras ainda que estão e serão instaladas no município. Centenas de novos postos de trabalho foram gerados e continuarão a ser gerados.

“Do povo, pelo povo, para o povo”, identificando-se com a popular frase de Abraham Lincoln ex-Presidente dos EUA que, as idéias do ex-vereador e ex-Presidente da Câmara de Mandaguaçu, Aucenir Gouveia, transformaram-se em leis projetadas para beneficiar o cidadão e a cidadã mandaguaçuense. Um mandato polêmico, produtivo, histórico que registrou o recorde de mais de 30 leis municipais.

Leis podem até não (render votos para vereador à reeleição de mandato que trabalham legislando), talvez isto explica por que muitos vereadores eleitos preferem atuar na área do [assistencialismo] o que não tem nada haver com o papel do legislador, porém culturalmente é máquina de fabricar votos, entretanto são as leis que criam programas coletivos, que tratam do ordenamento e organização municipal e que faz a diferença para o desenvolvimento e o progresso de uma comunidade, de um município. Enfim, vereador é eleito para fiscalizar e legislar [fiscalizar a aplicação correta de recursos captados pelo Prefeito e representar atos ilícitos praticados pelo executivo; Elaborar, alterar e aprovar projetos de leis de iniciativa de vereadores ou Prefeito, dentre outros] e prefeito para executar.

A lei das indústrias, ou seja, a Lei Municipal n.º 972/97 de autoria do ex-vereador Aucenir Gouveia tem colaborado também com a administração “Trabalho e Desenvolvimento Social” do Prefeito Ismael Ibraim Fouani que está promovendo uma expansão industrial notória e efetiva no município, a exemplo da nova unidade da DuSul Alimentos prevista para instalação no Distrito de Pulinópolis, assim como a concessão de incentivos recentes a empresário mandaguaçuense que está investindo na área de hotelaria no município.

Aucenir Gouveia é ex-funcionário do Banco do Brasil. Pós Graduado em Administração Pública e Gestão Pública e Doutorado Profissional em Administração Pública. É servidor público municipal,  Gerente da Unidade do SINE Mandaguaçu (Agência do Trabalhador)  do Governo do Estado no município de Mandaguaçu.

By Aucenir Gouveia

Print Friendly, PDF & Email

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública, Gestão Pública e Gestão Estratégica de Pessoas. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 230

Comente

© 2018 Site hospedado por: Eleva Brasil

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
x Shield Logo
Esse Site é Protegido Por
The Shield →
Ir ao Topo