You Are Here: Home » Documentários » Marcus Tullius, um homem que veio antes de Cristo

Marcus Tullius, um homem que veio antes de Cristo

Marco Túlio Cícero, em latim Marcus Tullius Cicero (Arpino, 3 de Janeiro de 106 a.C.? Formia, 7 de Dezembro de 43 a.C.), foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político romano. Cícero é normalmente visto como sendo uma das mentes mais versáteis da Roma antiga.

Marcus Tllius

Marcus Tullius

Foi ele quem apresentou aos Romanos as escolas da filosofia grega e criou um vocabulário filosófico em Latim. distinguindo-se como um linguista, tradutor, e filósofo. Um orador impressionante e um advogado de sucesso, Cícero provavelmente pensava que a sua carreira política era a sua maior façanha. Hoje em dia, ele é apreciado principalmente pelo seu humanismo e trabalhos filosóficos e políticos. A sua correspondência, muita da qual é dirigida ao seu amigo Ático, é especialmente influente, introduzindo a arte de cartas refinadas à cultura Europeia. Cornelius Nepos, o biógrafo de Ático do século I a.C., comentou que as cartas de Cícero continham tal riqueza de detalhes “sobre as inclinações de homens importantes, as falhas dos generais, e as revoluções no governo”. que os seus leitores tinham pouca necessidade de uma história do período.

Há 55 anos antes de Cristo(a.C), Marcus Tullius disse: “O Orçamento Nacional deve ser equilibrado, as Dívidas Públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.”

Marcus Tullius realmente foi um homem detentor de um dom de Deus maravilhoso, pois há mais de dois milênios conseguiu resumir o que aconteceria às nações na arena do mundo político.  Considerando, segundo os estudiosos que, os mais antigos documentos da Bíblia até hoje descobertos, foram: O Livro de Isaías, um rolo em pergaminho com sete metros, copiado provavelmente em 100 a. C. , descoberto em 1947. Um fragmento do Evangelho de João, descoberto em 100 d. C. e assim com os demais documentos, Marcos não conheceu a palavra de Deus?

Com informações da wikpedia

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 222

Comentários (2)

  • EMYLUZ

    Excelente matéria! Parabéns pela grande idéia de mostrar à sociedade atual o que se filosofava na Roma antiga, o que hoje não dão a mínima importância para esses fatos.Por isso o resultado da nossa política suja e os corruptos tomando conta.

    Responder
  • Júnior/Curitiba

    Bibliografia nota 10, um homem milenar e de sabedoria de excelência. A obra deixado por Marcus é uma fonte de sapiência política e filosófica. Recomendo aos políticos em geral, Chefe de nações, Presidentes de Países, Governadores de Estados, Deputados, Prefeitos, Vereadores, e todas aqueles que buscam a essência da governança pública.

    Responder

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo