You Are Here: Home » Documentários » Os cavaleiros templários no túnel do tempo: mocinhos ou bandidos da cristandade?

Os cavaleiros templários no túnel do tempo: mocinhos ou bandidos da cristandade?

Até que demorou para a extrema direita européia buscar inspiração nos templários para seus atos terroristas, como fez Anders Behring Breivik.  O terrorista Norueguês Breivik afirma pertencer a uma nova Ordem dos Cavaleiros do Templo, que reúne europeus engajados em combater o multiculturalismo em geral e o islã em particular. Andres Behring Breivik planejou ataques terroristas na Noruega durante 18 meses.

Templários

Templários

Em um manifesto de 1.500 páginas em forma de perguntas e respostas que publicou na internet antes da matança de 22 julho 2011, com 77 vítimas, ele disse pertencer a uma nova Ordem dos Templários.

Faz sentido. Dependendo do ponto de vista, os templários são os maiores heróis da cristandade – ou os piores vilões.

A ordem foi fundada no 19º ano do Reino Cristão de Jerusalém, que havia sido conquistado meio por acaso em 1099, durante a Primeira Cruzada. Como a população da cidade fora dizimada pelos invasores – que não fizeram distinção entre cristãos ortodoxos, judeus e muçulmanos – os novos soberanos passaram a pregar a imigração de europeus para a Terra Santa.

O problema é que as rotas eram infestadas de criminosos. Em 1118, Hugo de Payens e mais oito cavaleiros criaram uma organização autônoma de monges combatentes para proteger os peregrinos. A ordem jurava fidelidade apenas ao papa e, financiada por impostos eclesiásticos, se tornou o primeiro exército regular do Ocidente desde a queda de Roma em 476 d.C.

Com a conquista de Jerusalém por Saladino, em 1187, os templários voltaram sua atenção para a Europa, onde adquiriram vastas extensões de terra e organizaram um rudimentar sistema bancário. As lendas, no entanto, os transformaram em guardiões do Santo Graal, o místico cálice que Jesus Cristo usara na Santa Ceia e que servira para recolher seu sangue na cruz.

Os mitos do Graal são uma espécie de compensação cultural pela perda da Terra Santa para o islã.

Não por acaso

, em narrativas posteriores, o cálice se transforma na própria descendência de Cristo e Maria Madalena, que, refugiada no sul da França, dá origem à dinastia dos reis merovíngios e, mais tarde, à casa dos Habsburgos, soberanos do Império Austro-Húngaro. A linhagem, como o cálice, estaria sob a proteção dos templários, braço armado de organização ainda mais misteriosa, o Priorado de Sião.

Templários 2

Templários 2

Ao contrário da trama de “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, os guardiões do Graal não querem promover filosofia “new age”, mas restaurar a monarquia na França e restabelecer o Reino Cristão de Jerusalém. Afinal, Jesus Jr., além de merovíngio e Habsburgo, também descende do rei Davi e, portanto, é legítimo soberano da Terra Santa.

Nada agrada mais à extrema direita do que sociedades secretas excludentes e elitistas. O nazismo sempre foi associado a ordens esotéricas, que, no entanto, não o salvaram da derrota. Os templários não tiveram melhor sorte.

A ordem foi exterminada em 1307, quando o último grão-mestre, Jacques De Molay, foi condenado à fogueira por heresia. A Inquisição acusava os cavaleiros de adorarem um demônio de três cabeças chamado Bafomé. Entre os ocultistas, a criatura é associada à sabedoria, mas há também quem veja em seu nome uma corruptela de “Maomé”, que a ordem teria aprendido a cultuar na Terra Santa.

Se deus existe, ele tem mesmo um senso de humor dos diabos.

Edson Aran é autor de “Conspirações – Tudo o que Não Querem que Você Saiba” e diretor de Redação da revista “Playboy”.

Com informações da Folha

Por Édson Aran

Título original: O baú dos templários

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 222

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo