You Are Here: Home » Cidadania & Saúde » Planta que previne má circulação, varizes e outras doenças

Planta que previne má circulação, varizes e outras doenças

Originária do continente americano, e cientificamente chamada de Pereskia aculeata, a planta ora-pro-nóbis é encontrada de forma abundante em algumas regiões do Brasil. Descubra para que serve a erva que pode ser utilizada tanto na culinária, como em ornamentação.

A floração da ora-pro-nóbis acontece por apenas um dia, geralmente entre janeiro e abril. As flores da planta são brancas, pequenas e bastante perfumadas. Já os frutos aparecem entre junho e julho e são amarelos e redondos.

Para que serve a ora-pro-nóbis

As flores da planta são muito utilizadas para quem deseja ornamentar ambientes com uma decoração mais natural.

As flores dessa planta são brancas, pequenas e muito perfumadas

A planta é adaptável a diversos tipos de solo e clima e é facilmente cultivada. Quando a planta se encontra na fase adulta, sua estrutura de arbusto pode ser usada como uma excelente cerca, protegendo o ambiente contra invasores, principalmente devido aos seus espinhos.

Além da cerca, ela também pode ser usada como um quebra-vento ou como uma barreira de predadores.

Benefícios do chá de ora-pro-nóbis

O consumo da planta pode servir para quem deseja perder peso. Devido ao alto teor de fibras da ora-pro-nóbis, a ingestão da planta ajuda no processo intestinal e digestivo.

Além de promover a saciedade, o consumo da planta ainda facilita o fluxo de alimentos pelas paredes intestinais e recompõem a flora intestinal. O que pode evitar a prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores.

As folhas da planta são bastante nutritivas, além de possuírem um excelente efeito depurativo. O chá feito a partir dessa folhagem é indicado para tratar problemas inflamatórios, como úlceras e cistite.

O poder que as folhas de ora-pro-nóbis têm em purificar o organismo de suas toxinas e resíduos também está associado à prevenção de problemas como o surgimento de varizes.

Esse chá é rico em ferro

O chá da planta também é considerado uma rica fonte de diversos nutrientes. Entre eles está o ferro, sendo indicado para pessoas que sofrem de anemia, por exemplo.

Outro nutriente encontrado de forma abundante nas folhas da ora-pro-nóbis é a vitamina C, essencial para reforçar o sistema imunológico e driblar o organismo contra agentes externos e futuras doenças.

Além da vitamina C, a planta também é rica em vitamina A (retinol). Combatendo radicais livres, o nutriente é essencial para a pele e para a prevenção do envelhecimento celular precoce.

O retinol também é fundamental para a saúde dos olhos, sendo indicado para quem sofre de problemas como dificuldade de enxergar com pouca iluminação e até mesmo alterações oculares que podem resultar na cegueira.

Fundamental para a saúde dos fetos, o ácido fólico é essencial na dieta das gestantes. E o chá de ora-pro-nóbis é uma das fontes do nutriente.

Além de ajudar na saúde dos bebês, o ácido ainda ajuda a prevenir anemia, depressão e doenças cardíacas.

Rica em cálcio, a planta fortalece os ossos e dentes e ainda é fundamental para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Ora-pró-nobis na culinária

As folhas da ora-pro-nóbis são consumidas e preparadas como qualquer outra verdura. A planta possui um sabor neutro, tem a textura macia e, além de ser usada no preparo de chá, também serve como ingrediente para recheios de salgados, sopas, saladas, refogados, entre vários outros.

A planta in natura também pode ser uma ótima opção de alimento, principalmente para pessoas que não consomem carne. A ora-pro-nóbis tem aproximadamente 25%de sua composição de proteína, sendo também rica fonte de aminoácidos como lisina e o triptofano.

Os princípios da planta podem ajudar na prevenção do câncer de cólon, tumores no intestino, diabetes e ainda trata furúnculos, sífilis e diminui os níveis de colesterol ruim.

 

Com informações do Remédio Caseiro por Ana Ligia

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 229

Comente

© 2018 Site hospedado por: Eleva Brasil

Ir ao Topo