You Are Here: Home » Reflexão » Por que Deus precisa descansar após a criação

Por que Deus precisa descansar após a criação

E no sétimo dia Deus terminou seu trabalho que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a obra que fizera [Gênesis 2:2].

O poder atribuído por judeus, cristãos e muçulmanos a seu Deus é incomparável e indiscutivelmente inimaginável. Nada no universo nunca teve nem nunca virá, mesmo remotamente perto. Além do mais, esse Deus é em graus variados descrito como radicalmente diferente na natureza de seres humanos ou qualquer outra criatura.

Foto ilustrativa do google

Foto ilustrativa do google

É por isso que é tão absurdo, de repente, encontrar esse Deus fazendo algo que é tão humano: descansando após o trabalho de uma semana dura. Será que Deus precisa dormir? Será que Deus precisa dar uma esticada ocasionalmente? Será que Deus precisa  “desestressar” jogando videogames? Será que Deus tem um papel de rascunho para rabiscar? Tudo isto pode parece ser perguntas tolas quando se trata do Deus das religiões tradicionais. Mas a afirmação de que Deus precisou de um descanso também  pode ser uma tolice?

Não é estranho ver os deuses de outras culturas e religiões de descanso. Os deuses gregos, por exemplo, pode ter sido muito poderoso, mas eles não eram onipotentes ou transcendente, pois eles estavam em toda parte importante do universo e sujeitos às leis físicas do universo (embora de formas diferentes). Os deuses não apenas precisam de descanso, eles também precisam de comer e até fazer sexo ocasionalmente.

O Deus da religião da Bíblia e ocidental monoteísta é um outro tipo de divindade inteiramente. Não há nenhuma razão para pensar que ele deve precisar ou quiser descansar, não há nada sobre qualquer uma das outras características atribuídas a esse Deus que seria consistente com uma necessidade ou desejo de descanso. Também não há nada sobre esse Deus que seria consistente com atividades comparáveis? Como jogar, dormir, brincar, etc.

Na melhor das hipóteses, a descrição de Deus que necessita de descanso faz parte das tradições mais antigas sobre divindades que não eram nem transcendente nem onipotente. A partir de uma perspectiva acadêmica, é fácil imaginar mais antigas histórias sobre Deus sendo consistente com histórias sobre outros deuses na mesma região, se todas essas culturas tratavam seus deuses em formas semelhantes.

Admitindo-se que, no entanto, exigiria admitir que as crenças sobre Deus têm evoluído ao longo do tempo, até mesmo ao ponto de incorporar idéias conflitantes e contraditórias. Seria necessário admitir que a crença em culto e de ‘Deus’ se originou em um contexto culturalmente contingente em vez de ter qualquer tipo de origem divina, sobrenatural.

Mas e você, o que acha sobre a idéia do Deus da Bíblia ter que descansar depois de seis dias de trabalho? Você concorda que isso é inconsistente com outras idéias tradicionais sobre a natureza de Deus ou você acha que há uma maneira de ler Gênesis que faria sentido de retratar Deus como a necessidade de descanso? Se você acha que faz sentido que Deus precisa descansar, sua solução não pode adicionar nada de novo que não esteja no texto bíblico e não pode deixar de fora todos os detalhes que a Bíblia oferece.

Matérias Relacionadas:

Inconsistência Bíblica: Deus estava satisfeito ou insatisfeito com a Criação?

Contradições na ressureição e aparição de Jesus Cristo

By Austin Cline, traduzido por Aucenir Gouveia

Print Friendly

Autor

Poeta, Filósofo, Político. Pós graduado em Administração Pública e Gestão Pública. Ex-Funcionário do BB, Ex-Vereador e atualmente Servidor Público. Gerente da Agência do Trabalhador [SINE] da SEJU/MTE do Governo do Estado do Paraná, na Cidade de Mandaguaçu.

Number of Entries : 219

Comentários (4)

  • Dia

    E agora, foi você que se “inspirou” no Paulo Lopes ou foi o paulo que se inspirou em você?

    “O poder atribuído por judeus, cristãos e muçulmanos a seu Deus é inimaginável. É um Deus sem comparação no universo. Nunca houve igual e nunca haverá outro sequer remotamente parecido a este Deus radicalmente diferente da natureza dos seres humanos ou de qualquer outra criatura.”

    Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/08/por-que-o-todo-poderoso-deus-ficou.html#ixzz2HZl2fH7T
    Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.

    Responder
  • Dia

    Meu caro, onde você achou escrito que Deus precisou descansar?

    Acho que o maior problema com ateus de Bíblia é que não se dão ao trabalho de entender, mas de se enganar.

    Responder
  • Oiced Mocam

    Por que Deus precisa descansar após a criação?
    O absurdo de Deus Descansar em Genêsis

    Obviamente, isso foi escrito por seres humanos, relés mortais, que queriam uma desculpa para ter um dia de folga por semana.
    Meu palpite é que no momento em que foi escrito, o escritor estava tentando explicar por que temos 7 dias por semana. Os terremotos da mesma forma que já foram pensados para ser gigantes lutando nas montanhas, antes que as pessoas descobriram placas tectônicas. Quando as pessoas não sabem por que algo é de alguma maneira, eles tendem a tirar suas próprias conclusões. Gênesis é um daqueles livros bizarros que tem um monte de besteiras e inverdades é por isso que hoje em dia-nós fazemos estas conclusões.
    Essa ideia de Deus precisando de um dia de descanso parece estranho para mim.

    Se perguntar a um teísta crente :
    De onde veio deus?, respondem:
    Deus sempre foi – ele existe fora do tempo.
    Essa resposta continua a intrigar-me porque se Deus existe fora do tempo.
    Então a ideia de ele precisar um dia de folga é sem sentido. Eu não acredito que Deus criou o homem à sua imagem. O que eu acho que é certo é que o homem criou em sua ignorância Deus à sua imagem e desde que os seres humanos precisam de tempo para descansar agora e depois essa necessidade foi atribuída a Deus por seus criadores.
    Pobre velho. É claro que ele precisa de um descanso. Homem velho com barba, ele está cansado, não é? Agradar a todos manter o bom trabalho.
    Exatamente como é que Ele / Ela descansa? breve cochilo,cochilando – apenas “descansando os olhos”; roncando como um urso e nunca mais voltou ao trabalho. Férias eternas, desistiu e foi embora.
    Qual é o seu dia de folga agora? Domingo, dia de futebol? Que seria realmente um desperdício de tempo para ir à igreja, então. E seguir seu próprio conselho? Em que dia da semana estamos em nosso próprio onde Deus está exausto demais para ouvir as nossas orações aos domingos? Basta saber, domingos não adianta ir à missa , deus está de folga?
    Existe um deus? Desde quando? Será que ele / ela é um ser empiricamente provado que existe?

    “Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, pois os ama”.
    — Steve Knight

    Colaborou : Oiced Mocam
    http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/

    Responder
  • Gus Van Sant

    estou fazendo um ranking das maiores bobagens que eu já ví as pessoas falarem, fiz questão de dar meus parabéns pessoalmente!

    Responder

Comente

© 2013-2017 Site hospedado por:

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
Ir ao Topo